Notícias

Abril, 2020

Felipe Rodrigues Maynart, membro do GBio2 está produciendo protetores faciais por impressão 3D para ajudar na segurança de profissionais da saúde durante a pandemia de COVID19. Veja mais informações aqui.

Março de 2020

O GBio2 estabeleceu parceria com o CER - Centro Especializado em Rehabilitação - de Diamantina desde o ano 2018. A parceria deu seus primeiros frutos com o desenvolvimento de dois TCCs e um estágio supervisionado e atualmente continua com novos desdobramentos em diferentes áreas no núcleo de próteses do centro.

Janeiro de 2020

Junto com o Instituto René Rachou - Fiocruz Minas, integrantes do GBio2 estão desenvolvendo projetos de pesquisa para o desenvolvimento de estudo e estudo de dispositivos de microfluídica e equipamentos associados. A parceria já rendeu vários frutos como a vinculação de dois egressos do ICT/UFVJM no instituto.

Outubro de 2019

Bárbara Emanuela Souza, Colaboradora do GBio2 da Universidade de Oxford, realizou palestra no dia 02 de outubro no instituto de Ciência e Tecnologia da UFVJM, intitulada "Elucidating the drug release from metal-organic framework nanocomposites via in situ synchrotron microspectroscopy and theoretical modelling ".

Setembro de 2019

Projeto "Estudo Da Extração De Compostos Naturais Para Incorporação Em Biomateriais Florestais " é aprovado na chamada Universal da FAPEMIG de 2018 para desenvolvimento no GBio2.

Dezembro de 2018

Projeto intitulado "Uso Da Técnica De Impressão 3D Para A Fabricação De Microdispositivos Lab On Chip Para Estudo De Processos Biológicos - APQ 03118-18" ganha recursos da FAPEMIG para desenvolvimento no GBio2.

Dezembro de 2018

Pesquisadores do GBio2 participaram de treinamento para realizar culturas de células em 3D em dispositivos Lab on a Chip na Universidad de Zaragoza.

Junho de 2018

Revista digital Minas Faz Ciência publica entrevista sobre o GBio2 e as pesquisas que são realizadas dentro dele. Confira a entrevista no link.

Maio de 2018

Projeto de desenvolvimento de dispositivos de microfluídica do GBio2 ganha o "V Prêmio Henrique Dumont - Do conhecimento à inovação" dentro do VI SINTEGRA da UFVJM. Este prêmio visa estimular a cultura empreendedora através do reconhecimento de iniciativas que desenvolvem soluções inovadoras para o mercado em forma de produtos, processos, serviços ou modelos de negócio na UFVJM.

Maio de 2018

No mês de maio, Elton Diêgo Bonifácio, Eduardo Scarquette de Souza e Crisley de Souza Peixoto apresentaram trabalhos no VI ENEBI e no X CONEM. Os eventos, organizados pela ABCM, apresentaram trabalhos inéditos nas áreas da Engenharia Biomecânica e a Engenharia Mecânica.

Maio de 2018

Primeiro pedido de patente, sobre novo sistema de medição de espessura, foi depositado no INPI no mês de abril por integrantes do GBio2.

Parabéns à equipe!

Abril de 2018

Nos meses de março e abril, equipe do GBio2 participou da quinta rodada do Biostartup Lab, programa de pre-aceleração de start ups da Biominas. No programa, a ideia de desenvolvimento e comercialização de sistemas Lab on Chip foi avaliada e aprimorada por meio de coachings, treinamentos, propostas de modelos de negócios e de métodos de validação da ideia.

Março de 2018

Primeiro trabalho desenvolvido por equipe do GBio2 aceito para publicação em jornal internacional de relevância. O artigo intitulado "Trends in Polymeric electrospun fibers and their use as oral biomaterials " será publicado no jornal Experimental Biology and Medicine (Qualis B1 / A2, FI:2.688 ).

Março de 2018

Gabriel Santos Rosalem, membro do GBio2, realizou sua defesa de mestrado no dia 07 de março na Escola de Engenharia da UFMG. A dissertação intitulada "Modelagem Computacional da Migração de Células Aderentes em Meios Porosos" e orientada por Estevam Barbosa de Las Casas e Libardo Andrés González Torres, é a primeira defendida por membro do GBio2.

Parabéns, Gabriel!

Dezembro de 2017

Gabriel Santos Rosalem e Paulo Henrique Oliveira Ramos apresentaram trabalhos em dois congressos internacionais, o COBEM 2017 e o CILAMCE 2017. Os eventos, organizados pela ABCM, apresentaram trabalhos inéditos nas áreas da Engenharia Mecânica e Métodos Computacionais aplicados à Engenharia.

Novembro de 2017

O capítulo "Biomecânica: ferramenta poderosa no combate ao câncer" foi públicado no livro "Dos engenheiros de ontem para os engenheiros de amanhã", por equipe do GBio2 com parceiros do Laboratório de Imunologia da UFVJM, em novembro de 2017.

Agosto de 2017

4 Integrantes do GBio2 participarão do 5o "Workshop de Biomateriais, Engenharia de Tecidos e Orgãos Artificiais " (5o OBI) que se realizará em Maresias, SP, entre os dias 20 e 24 de agosto de 2017. O evento, organizado pela SLABO, apresentará trabalhos inéditos nas áreas de biomateriais, engenharia de tecidos e órgãos artificiais.

Julho de 2017

No início do mês integrantes do GBio2 produziram as primeiras nanofibras eletrofiadas em Diamantina. A Eletrofiação é uma técnica que permite a geração de materiais nanoestruturados aplicáveis a inúmeras áreas, dentre elas a Bioengenharia. Nessa área também, o artigo intitulado "Polymeric electrospun fibers and their application in oral treatments" foi submetido à revista Experimental Biology and Medicine, por integrantes do GBio2.

Maio de 2017

A integrante do GBio2 Bárbara Emanuella Souza, foi aceita para realizar doutorado na Escola de Engenharia da University of Oxford. Ela irá desenvolver um projeto na área de Bioengenharia e Biomateriais. Parabéns Bárbara!

Abril de 2017

O Prof. Muhammad Zaman da Boston University ministrou em abril um curso introdutório sobre Mecânica Celular no Instituto de Ciência e Tecnologia para os integrantes do GBio2 e estudantes e pesquisadores da UFVJM. A visita gerou parcerias de pesquisa e interesse de profissionais das engenharias, áreas biológicas e da saúde pela área.

Março de 2017

Foi conferida Menção Honrosa no V Sintegra ao trabalho intitulado "Estudo in vitro do Efeito do Dimetilsulfóxito (DMSO) nas Propriedades Mecânicas de Linfócitos humanos: Uma Análise por meio da Microscopia Ótica e Confocal". O trabalho foi apresentado pela estudante Bárbara Emanuella Souza no V Sintegra da UFVJM - Diamantina. Parabéns à Equipe do GBio2!